Blog do Arthur

A gravidez!

Posted on: 28/05/2009

gravidez

A gravidez foi um período emocionante (no bom e no mal sentido). No início foi tudo normal, a expectativa pela barriga aparecer, para descobrir o sexo, sentir ele se mexer e bater altos papos com ele… A Vera (médica da Cristina) superatenta a tudo, excepcional no carinho e na atenção dada (até hoje, após o nascimento no bebê). Devido a alguns problemas passados, ele recomendou repouso para não correr risco nos três primeiros meses.

Pelos ultrasons começamos a acompanhar a evolução do bebê:

Primeiras imagens de ultrassom

Primeiras imagens de ultrassom

Os próximos já dão uma melhor idéia dele se formando:

Ultra%202[1]

Ultra%203[1]Olhando os ultrasons, às vezes pensava que a médica estava brincando comigo quando apontava para um borrado cinza e dizia: “Olha as costelas dele”, ou algo parecido. Ainda no começo é mais fácil distinguir as imagens, pois temos a visão do feto inteiro, nos estágios mais avançados o bebê não aparece (não cabe…) inteiro na imagem e a visualização fica ainda mais complicada. Faço um paralelo com o mergulho em naufrágios desmantelados, quando a gente olha para aquele monte de ferros espalhados e reconhece amarras, guinchos, costado, etc, e entende e visualiza a estrutura do navio original, para quem está começando e principalmente para quem não mergulha, aquilo parece indecifrável… Cada um na sua especialidade… Imaginava como a tecnologia poderia evoluir para apresentar imagens mais definidas e melhorar a visualização e análise do bebê, quando vi algumas imagens em 3D e entendi que a tecnologia já havia evoluído…

fit127

Passado um tempo (não sei em qual semana foi…), finalmente a médica nos dá uma indicação de que era um menino, mas que ela ainda não tinha 100% de certeza. O próximo ultrassom confirmou sem dúvidas (sem dúvidas para ela, pois eu sinceramente não vi com tanta clareza assim…). Foi uma grande alegria, finalmente poderíamos escolher roupas de cor definida, e não somente amarelo, branco e verdinho… Minha cabeça ficou a mil, pensando como seria bom ter um menininho, com todos brinquedos, brincadeiras e molecagens típicas de garotos…

6237calvin_hobbes_640_480

Aí já estávamos do quarto mês, tinham passados sem sustos os três primeiros meses, de maior risco, a barriguinha começando a aparecer (já pegava fila de gestante quando estava com ela, mas ainda com vergonha, algumas pessoas ficavam olhando…), o enjôo aumentou um pouco, mas até aí tudo normal.

A preocupação começou com o acompanhamento do cólo do útero, que apresentou tendência de diminuição. Acompanhado de perto pela Vera, em meados de dezembro ela recomendou que fosse feita cerclagem. Dia 02 de janeiro foi feita a intervenção da cerclagem (primeira passagem pela Perinatal), bela maneira de começar o ano… mas tudo para o bem do bebê!

Para compensar, a barriga já estava visível e o bebê já mexia bastante!! Conversávamos bastante com ele e ele já estava definindo alguns ciclos de horário de ficar desperto e de dormir.

Mesmo após a cerclagem o colo do útero continuou reduzindo, até o ponto quem que ficou “por um fio”, ou no caso, “por três pontos”… Mais repouso, até que em março a Cristina ficou quase 3 semanas na Perinatal de repouso “forçado”. Coitada, deu um exemplo de paciência e de carinho para com o bebê e ficou amiga de todas enfermeiras da clínica (rss). Com a situação estabilizada

Após muita negociação com a Vera (e, obviamente, estabilização do colo do útero), ela conseguiu um “alvará de soltura” para passar mais umas semanas em casa e voltar à Perinatal para ficar até o parto (previsto para meados de maio). Na verdade ela tinha três grandes objetivos: ver o quarto do bebê pronto, que foi finalizado enquanto ela estava de “molho” na Perinatal; aproveitar a feira de gestantes no Riocentro para finalizar o enxoval do bebê (que ainda tinha muuita coisa faltando…) e fazer uma sessão de fotos (presente do padrinho do Arthur… ah, ainda não falei da escolha do nome, né? Bom, esta história está em outro post…).

Para encurtar a história, peguei ela no hospital uma quinta feira e fomos direto para a feira, sábado fizemos a sessão de fotos (olha abaixo como valeu a pena):

IMG_6789a

Na sexta feira santa (10/04), eis que acontece a grande surpresa: estoura a bolsa!! (continua no post – O nascimento).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: